Termografia Exame, também conhecida como termografia infravermelha e termometria cutânea. Portanto, as filmagens fazem o procedimento, registrando a atividade metabólica, microcirculação e função vasomotora corporal em imagens térmicas 3D de alta resolução, e em tempo real. Além do mais, a termografia de imagem não ter contraindicações, pode ser feita de corpo total sem nenhum risco ao paciente e com muito mais informação diagnóstica.
A termografia infravermelha é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais avançados na medicina. Assim, com esse método, uma câmera infravermelha utiliza imagens ou filmagem para registrar a atividade metabólica, a microcirculação e a função vasomotora, refletindo-as em imagens térmicas 3D de alta resolução e em tempo real.
A termografia identifica com precisão a localização e intensidade de atividades inflamatórias e/ou dolorosas. Ademais, as imagens térmicas possuem alta resolução e conseguem detectar disfunções patológicas muito importantes para prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, prognóstico e monitoramento. Em suma, você consegue visualizar com precisão onde está a dor do paciente.
Termografia Exame – História e para serve?
A termografia diagnóstica é indicada no estudo da dor para pacientes que mesmo após a realização de várias exames (ressonâncias, por exemplo) não conseguiram identificar alguma explicação para a sua dor. Além disso, o exame é capaz de detectar a localização da dor, mesmo quando outros exames indicam resultados ‘normais, como é o caso da fibromialgia e da dor miofascial.
A relação entre calor e corpo humano é estudada desde a época dos médicos gregos. Decerto, com o passar do tempo, a relação entre a regulação da temperatura e alterações patológicas foi ficando cada vez mais clara. Ao passo que, Lawson utilizou a termografia pela primeira vez em 1957 como diagnóstico. Assim, verificando a diferença de temperatura entre uma mama normal e uma mama com câncer, e posteriormente demonstrando que o sangue nas veias era mais quente do que nas artérias.
Os avanços da tecnologia, o desenvolvimento computacional e eletrônico causaram grandes mudanças na termografia médica moderna. Por certo, hoje é possível fazer filmes em tempo real e avaliar funcionalmente o sistema nervoso autônomo e os equipamentos são cada vez mais compactos e possuem softwares específicos, entregando um resultado de altíssimo desempenho.
Termografia Exame – Como funciona, quem pode realizar e quais são seus benefícios e vantagens?
Alguém realiza o exame rápido em aproximadamente 30 minutos. Além do mais, uma câmera infravermelha especial vai filmar uma sequência de imagens do corpo inteiro e essas imagens serão avaliadas de acordo com uma escala térmica colorida que identifica o quanto e onde há atividade inflamatória e/ou alterações circulatórias.
Não há uso de sedativos, contraste ou radiação no exame. Além disso, o procedimento não é invasivo ou doloroso.
A termografia pode ser feita por todos, inclusive idosos e gestantes, pois não utiliza contraste ou radiação, tornando-se um método bastante seguro. Certamente, não apresenta riscos ou contraindicações, podendo ser realizada quantas vezes forem necessárias no paciente.
A termografia médica nos ajuda a enxergar aquilo que não conseguimos ver a olho nu. Por meio dela, o médico consegue identificar facilmente a origem da dor e obter um diagnóstico mais assertivo de lesões e síndromes dolorosas”.
Permite avaliar o corpo inteiro. Então, as imagens são geradas em tempo real, com respostas dinâmicas aos estímulos e fácil documentação. Esse exame é não invasivo, indolor e não envolve radiação nem uso de contraste. Todavia, é um exame sem riscos e possível de realizar em todos os tipos de pacientes: crianças, adultos, gestantes e idosos
Termografia Exame – Principais Indicações e quais são os tipos?
As principais indicações envolvem a avaliação e diagnósticos de:
a) lombalgia;
b) cervicalgia;
c) lesões em nervos;
d) neuropatia diabética;
e) neuropatia periférica;
f) processos inflamatórios (incluem diversas doenças que causam dor, como a tendinite, por exemplo);
g) dores orofaciais;
h) enxaqueca;
i) fibromialgia;
j) síndrome dolorosa complexa regional e síndrome do túnel do carpo e
l) dor miofascial.
É um exame totalmente seguro feito por meio de imagens térmicas que permite diagnósticos mais rápidos e precisos, identificando precocemente doenças e lesões, além de contribuir no monitoramento de resultados durante os tratamentos de recuperação.
Existem dois tipos de exames de termografia: Termografia estática e termografia dinâmica.
A saber, termografia estática pode ser:
TERMOGRAFIA DE CORPO TOTAL (TOTALBODY): exame de corpo inteiro para avaliação de multissistemas: neurológico, mamas, vascular, postural, musculoesquelético e metabólico
TERMOGRAFIA DAS MAMAS: Exame das mamas para rastreamento e monitorazação do risco de câncer de mama.
THERMOENDOTELIX: Exame da microcirculação das mãos para rastreamento do risco de doença cerebrovascular (AVC) e/ou infarto.
“COLD STRESS TEST”: Exame da atividade vasomotora simpática das extremidades para diagnóstico e acompanhamento da síndrome de dor complexa regional. Análise a partir do resfriamento das extremidades normais.
A NEUROTERMOGRAFIA é um exame detalhado que analisa em detalhes todos os nervos do corpo humano que recobrem a pele na metade superior ou inferior do corpo, sendo complementar à eletroneuromiografia.
Termografia Exame – Para quais casos é indicada, como se preparar e se necessário algum cuidado antes de fazer?
A Termografia Médica pode ser útil no diagnóstico de doenças como: dores na coluna, dor ciática, pé diabético, úlceras, feridas, isquemia, infecções, cicatrização, traumas, neuropatias, lesões do esporte e do trabalho, artrites, lombalgias, tendinopatias, fibromialgia, dor miofascial e muito mais.
A termografia analisa as variações de temperatura da superfície da pele e é extremamente sensível e preciso nesta medida. Desta forma, nada deve aquecer, resfriar, apertar ou estimular a pele antes do exame.
Leia atentamente estas orientações e venha tranquilo(a) e relaxado(a)!!
- Nos 2 dias anteriores ao exame evite expor-se excessivamente ao sol. Sobretudo, queimaduras solares podem adiar o exame por uma semana.
- Nas 24 horas antes do dia do exame, evite atividade esportivas intensas.
-
No dia do exame:
1. Não se submeta a massagens ou qualquer terapia que aqueça ou resfrie o corpo em demasia – escalda pés, gelo, compressas, sauna
2. Não use cosméticos, cremes, pós, hidratantes, filtro solar ou pomadas em demasia. A saber, alguém prenderá seus cabelos no momento do exame – se necessário, traga prendedores de cabelo ou venha com eles presos.
3. Evite banhos muito quentes e não venha suado. Não se depilar ou barbear nas 3 horas anteriores ao exame.
4. Você deve marcar outros exames ou procedimentos agendados no mesmo dia, como ressonância magnética, tomografia, ultrassonografia, radiografia, acupuntura, fisioterapia e outros, para realizá-los após o exame de termografia. Primordialmente, traga seu histórico médico e outros resultados de exames que já tenha realizado.
5. Evite medicações, especialmente anti-inflamatórios, corticoides, descongestionantes nasais e vasodilatadores – orais, intramusculares ou tópicos – no dia do exame, salvo se recomendados por orientação médica.
6. Deve-se vir ao exame com 1 hora de jejum. Então, evite bebidas alcoólicas, estimulantes e cafeinados (café, chá, energético) nas 3 horas antes do exame – elas causam dilatação dos casos e alteram a temperatura do corpo todo.
7. Retire relógios, anéis, braceletes, brincos, tiaras e colares 3 horas antes do exame. Ademais, não use roupas apertadas – sutiãs, meias, tops, segunda peles, calças apertas ou leggings no dia do exame.
8. Não fume nas 3 horas anteriores ao exame e não utilize o celular em contato com a face 1 hora antes;
9. Enquanto você aguarda o exame, não cruze os braços ou as pernas e não se toque, coce ou aperte partes do corpo, especialmente as que lhe incomodam mais – NO TOUCH!
10. Em caso de alguma dúvida, por gentileza, entre em contato conosco e nos pergunte!
Existe risco ao realizar o exame de Termografia? Como o exame é realizado?
A Termografia é um exame totalmente seguro e não oferece nenhum risco para os pacientes. Certamente, é um método sem radiação, sem contraste e sem contato físico, e qualquer pessoa, incluindo crianças, idosos e gestantes, pode fazê-lo.
Uma filmagem faz o exame, e não dura mais do que 30 minutos. A saber: o paciente se posiciona em frente a uma câmera termográfica, o médico registra essas imagens e avalia pelo calor. Porem, antes de captar as imagens, o paciente fica numa sala com a temperatura de 23 graus para equilíbrio térmico.
Termografia Exame – Qual a duração? Preciso ficar sem roupa para fazer o exame?
O exame leva em torno de 20 a 30 minutos, no máximo.
O exame de termografia capta a radiação infravermelha que o corpo humano emite e compara se existe alguma diferença entre os dois lados do corpo, relacionada a alguma doença. Portanto, alguém precisa captar imagens termográficas de toda a superfície corporal. A princípio, se para a termografia de corpo total, o paciente precisa ficar sem a roupa, apenas com a roupa íntima, igual quando ele faz um exame de ressonância ou tomografia.
De quanto em quanto tempo devo fazer ou posso repetir o exame de termografia ?
O problema do paciente e do médico que o acompanha determinam a frequência de repetição do exame de termografia. Assim, podemos realizar uma repetição no início e no fim do tratamento, ou quando surgirem dúvidas para a modificação do método.
A termografia médica exclui outros exames ?
A Termografia Médica complementa um espaço inalcançável para outros exames.
A termografia médica substitui a mamografia ?
Não. Ele funciona como um exame complementar, assim como a ultrassonografia e ressonância magnética de mamas. Ele não detecta o câncer de mama, mas identifica o risco da doença. Além disso, o exame de Termografia serve para esclarecer e confirmar o diagnóstico, bem como para monitorar e monitorar o paciente de forma correta.
Quanto custa um exame de termografia ?
O valor da Termografia Médica é alcançado ao de uma Tomografia ou até mesmo de uma Ressonância, dependendo do local onde o paciente realiza o exame.
Serve como diagnóstico para Fibromialgia ?
O diagnóstico da Fibromialgia é eminentemente clínico. Assim, a Termografia Médica serve como auxílio na documentação diagnóstica e acompanhamento da doença. Então, é útil também em situações de perícia médica.
Como a termografia médica pode ajudar no esporte ?
O mundo esportivo é caracterizado pelo grande contato físico, aceleração, desaceleração, quedas, esforços com cargas pesadas, etc. Desta forma, é grande o número de lesões musculares registradas sobretudo no futebol.
A termografia é extremamente útil no meio esportivo. De fato, o procedimento permite identificar as lesões causadas pelas atividades físicas realizadas pelos atletas. Inegavelmente, a tecnologia de sensoriamento mede a temperatura e forma uma imagem térmica do corpo do atleta (termogramas).
Assim, um exame de termografia fornece uma representação mais precisa do ponto da lesão, utilizando a radiação infravermelha fornecida naturalmente pelo paciente.
Dr. Nêuton Magalhães é um respeitado médico e professor, cujo percurso começou na Universidade Federal da Paraíba, onde concluiu a graduação. epois fez residência em Neurocirurgia no Hospital da Restauração (Recife) entre 2005-2009. Ademais, o médico se distingue por sua especialização e doutorado em Dor, títulos conquistado na prestigiosa Universidade São Paulo (USP) entre 2010 e 2014. Com o propósito de ajudar seus pacientes, o Dr. Nêuton ampliou sua experiência clínica. Há mais de 19 anos, aplica técnicas minimamente invasivas para o tratamento de dores na coluna vertebral. Além disso, no campo acadêmico o Dr. Nêuton destaca-se como professor de Neurologia no Unipê e é membro titular de organizações renomadas como a SBED, Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional, e a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.